Você conhece, tem e/ou sabe como funciona um Assistente Virtual Inteligente?

Da ficção para a realidade, os assistentes virtuais são cada vez mais comuns nos lares. De smartphones a caixas de som inteligentes, são capazes de dar informações precisas sobre o clima, trânsito, principais notícias do dia, além de fazer listas de compras e tarefas, serem parceiros divertidos na hora da brincadeira, e ainda atendem a controles automatizados em sua casa ou escritório.
Da ficção para a realidade, os assistentes virtuais são cada vez mais comuns nos lares. De smartphones a caixas de som inteligentes, são capazes de dar informações precisas sobre o clima, trânsito, principais notícias do dia, além de fazer listas de compras e tarefas, serem parceiros divertidos na hora da brincadeira, e ainda atendem a controles automatizados em sua casa ou escritório.
16/07/2020

Em 2014, o diretor Spike Jonze levou para os cinemas o filme Ela (“Her” em inglês), que trata sobre a relação entre o escritor Theodore (Joaquin Phoenix) e sua assistente virtual Samantha (voz de Scarlett Johansson) – um software dotado de inteligência artificial. O filme, passado em Los Angeles num futuro hipotético, que se tornou nada menos que realidade.

Hoje, 6 anos após o lançamento do filme são cada vez mais constantes as utilizações dos assistentes virtuais nas nossas vidas: Siri, da Apple, Alexa, da Amazon, Cortana, da Microsoft, Bixby, da Samsung, e o Google Assistente.

Muito mais que um sistema operacional capaz de reproduzir listas de músicas, fazer ligações, enviar mensagens, fazer listas de compras, agendar lembretes e postar comentários nas redes sociais, esses softwares avançados poderão, em breve, sugerir compras, dar conselhos de finanças e até amorosos.

Isso será possível principalmente pelo fato de a inteligência artificial acompanhar o comportamento das pessoas, conhecer os seus hábitos e aprender a atender às suas necessidades, além de reunir, analisar e trabalhar com as informações geradas pelas interações do usuário na internet, seu histórico de conversas e de compras, entre outros.

Se você já usou o “Ok Google” para fazer uma busca em seu smartphone, ou conversou com a Siri em seu iPhone, então, já teve o seu primeiro contato com um assistente virtual inteligente.

A Siri, um dos assistentes mais conhecidos, foi lançada em 2011, junto com o iPhone 4s. Criada inicialmente pela SRI Internacional, a Siri na verdade surgiu em 2003 com o nome de Calo (Cognitive Assistant that Learns and Organizes) e foi pensada para o controle de mísseis. Esse foi o maior projeto de Inteligência Artificial patrocinado pelo governo americano. Custou US$ 152 milhões. Antes de ser comprada pela Apple, em 2010, já se havia pensado em inserir o sistema Calo nos smartphones.

Bem, o desenrolar da história vocês já sabem.

Famosa por suas respostas inusitadas para perguntas subjetivas, como dilemas da vida ou problemas amorosos, a assistente virtual Siri, da Apple, está disponível em todos os dispositivos da marca. Com ela é possível verificar as condições climáticas, fazer ligações, fazer buscas na internet, entre tantas outras funções.

Quer ouvir respostas inusitadas e dar algumas risadas? Então experimente:

- Siri, me faça rir.

- Siri, o que veio primeiro: o ovo ou a galinha?

- Siri, você gosta de carnaval?

- Siri, faz um beat box.

- Siri, faz um rap.

- Ok Google/Alexa

A Alexa foi introduzida comercialmente em 2014 , pela Amazon, junto com o Echo, sua primeira caixa de som inteligente. Diferente do que Apple, Google e Microsoft faziam, a Alexa nasceu com o foco de atender ao usuário nas tarefas do dia a dia.

Alexa é uma assistente conversacional, capaz de entender contexto até certo ponto e executar tarefas simples, como configurar alarmes, informar a situação do trânsito ou a previsão do tempo, executar uma lista de músicas. Além disso, ela pode interagir com dispositivos tais como geladeiras, lâmpadas inteligentes, microondas, fechaduras, termostatos, controles remotos, sensores de movimento, interruptores e etc.

A Alexa é capaz de fazer pedidos de compras: caso o usuário mantenha dados financeiros em sua conta. Enviando um comando de voz o usuário pode fazer pedidos em redes de comidas como Starbucks, Domino’s e iFood.

Muito útil no dia a dia, a Alexa também tem um perfil bastante engraçado. Ela possui diversos skills, atualizados com frequência, sendo possível fazer brincadeiras divertidas e passatempos, além de receber as últimas notícias do Brasil e do Mundo.

Experimente:

- Alexa, qual o meu Flash Briefing?

- Alexa, abrir harmonização com vinhos.

- Alexa, modo mãe.

- Alexa, modo adolescente.

- Alexa, abrir Conselheiro Virtual.

- Alexa, inicie treino de sete minutos.

Já o Google Assistente foi lançado em 2016, e assim como seus concorrentes é um assistente virtual que pode realizar tarefas do dia-a-dia, como ligar para pessoas, mandar mensagens, pesquisar no Google, e ainda conversar com o usuário.

O Assistente Google diferente da Siri, não perde todos os recursos ao ficar sem internet. Por exemplo, você pode pedir para que ela ligue ou desligue a lanterna (flash) ou que toque alguma música (salva em seu Spotify ou como arquivo de música) mesmo sem internet. Algumas das funções ligadas ao Google Home permitem controlar Smart Homes (tais como regular termostato, ajustar o sistema de segurança, ajustar as luzes e etc).

Também é possível se divertir com ele, diga:

- Ok Google, mostrar as notícias de hoje.

- Ok Google, me ajude a passear.

- Ok Google, você é amiga da Siri?

- Ok Google, jogar Bola de Cristal.

- Ok Google, qual a sua missão?

Já deu para perceber que os assistentes virtuais estão cada vez mais inteligentes, capazes de desenrolar conversas, nos divertir (e às crianças), nos informar do que acontece mundialmente e também controlar diversas funcionalidades de uma Smart Home.

E por último, mas não menos importante, vale lembrar que esses assistentes virtuais são programados por humanos, por isso têm a grande capacidade de se parecer cada vez mais com um, possibilitando interações “interpessoais”.

Você tem um dispositivo que quer tornar a sua casa inteligente?

Entre em contato com nossos especialistas, com certeza temo uma ótima solução para você.

[email protected]

(11) 95072-8981 - WhatsApp

Acompanhe nossas redes sociais para mais novidades do universo da automação e como isso pode facilitar a sua vida e a rotina no seu escritório.

www.instagram.com.br/tw.office

www.linkedin.com/company/twoffice