O 5G no Brasil e a Internet das Coisas

Entenda mais sobre essa nova tecnologia e conceito
16/02/2021

A cada dia que passa, estamos cada vez mais perto de termos a tecnologia de internet 5G aqui no Brasil. O leilão de tecnologia 5G no Brasil está previsto para ser realizado no 1º semestre deste ano. Mas qual será o verdadeiro impacto desta tecnologia no Brasil e no mundo?

Isso não significa apenas "dados móveis mais rápido" ou "latência menor" em seu celular, mas também representa toda uma evolução tecnológica onde o mundo vai estar cada vez mais conectado. E essa conexão é importante para que tenhamos milhões de dispositivos conectados, como por exemplo: celulares, drones, carros autônomos, lâmpadas, entre outros. E toda essa conexão faz com que tenhamos uma 'internet das coisas' cada vez mais forte.

A 'internet das coisas' é basicamente toda a revolução tecnológica que tem como objetivo fazer a conexão dos itens diários com a rede de computadores. Cada vez mais, vemos o surgimento de produtos e serviços conectados à internet e dispositivos eletrônicos, com a finalidade de facilitar cada vez mais a vida do ser humano.

As redes no geral, são preparadas para um determinado objetivo. O 2G foi projetado para voz, o 3G para dados e o 4G para aplicações de grande fluxo de dados, como streaming de música e vídeo. O 5G precisa ser mais eficiente para dar conta não necessariamente de uma enorme quantidade de dados, mas de um enorme número de dispositivos conectados. E conforme a tecnologia evolui, consigo traz uma melhor eficiência de uso de energia e consumo de dados, possuindo cada vez mais uma interação maior.